Skate it radicaliza os consoles da Nintendo.
Aproveitando o sucesso do jogo Skate, lançado em 2007 para o Xbox 360 e PS3, a Eletronic Arts resolveu expandir a sua franquia de simuladores, lançando novas versões para os consoles da Nintendo.
Desde a 1999, quando a franquia Tony Hawk estreou nos videogames, um título inspirado no esporte radical não alcançava tamanho sucesso. Seja pela própria estagnação da série Tony Hawk, que ao longo de todas as suas edições não apresentou muitas inovações à sua jogabilidade, ou pela verdade qualidade da simulação apresentada em Skate, o fato é que o sucesso do jogo credenciou as novas edições para Wii e DS.
Agora, a franquia terá que se provar e mostrar se é capaz de reproduzir nas novas plataformas o mesmo esquema de controles bem afinado presente na versão original. Para tanto a Black Box — empresa responsável pelo desenvolvimento do jogo — resolveu atacar a empreitada com o mesmo foco do título original, ou seja, tentar reproduzir realisticamente a sensação e os movimentos de um skatista.
Oi mãe!
Wii Skate it
Para a versão do Nintendo Wii, a Black Box resolveu centralizar os controles no Wii-mote, tornando o Nunchuk totalmente opcional. Basicamente você irá segurar o controle apontando-o diretamente para o console, girando o pulso para direita e esquerda para controlar a direção do skate. Para ganhar velocidade basta pressionar o botão “A”, e inclinar o controle para frente ou para trás para controlar a sua posição sobre a prancha.
Para executar todas as manobras você deverá dominar três movimentos básicos: ollies, shuv-its e kickflips. Ollies são realizados com um simples movimento do Wii-mote para cima. Para fazer um shuv-it você deve executar um semicírculo enquanto os kickflips vão necessitar de um giro do pulso para o lado e um movimento para cima — como um ollie.
O uso do periférico, Wii-Balance board, se limita a substituir o uso do Wii-mote para o controle de direção e de equilíbrio. Você deverá posicionar o periférico, idealizado originalmente para o jogo Wii Fit, de frente para o console e utilizá-lo como um skate, distribuindo seu peso para os lados (controlando a direção) ou ajustando seu equilíbrio para frente ou para trás.
Riscando o “shape”Muita calma nesta hora.
Obviamente, os controles do DS serão um pouco diferentes, levando em consideração as idiossincrasias do portátil da Nintendo. Para esta versão você terá uma imagem superior do skate, na tela inferior do DS, sendo que estar irá servir como base para a execução de todas as manobras.
Para realizar as manobras você irá riscar do shape com a Stylus, por exemplo: traçando uma linha de ponta a ponta, você executa um ollie, ao traçar um semicírculo você realiza um shuv-it e para fazer um kickflip, basta desenhar uma linha diagonal através da prancha.
O jeito Nintendo de ser
Apesar de realistas e inovadores, o sistema de controles do título original, era extremamente difícil de ser dominado, fato que acabou desencorajando alguns jogadores menos empenhados. Para deixar o jogo um pouco mais acessível — e mais adaptado ao público geral da Nintendo — a Black Box resolveu dar uma “relaxada” na exigência técnica das manobras.
Assim os jogadores mais inexperientes ou aos skatistas de primeiras viajem, terão tantas chances de apreciar o jogo quanto os veteranos totalmente aficionados pelo esporte e por jogos do gênero.
Além dos novos controles o jogo também trará conteúdo diferenciado como uma nova história e uma versão modificada da cidade de San Vanelona — cenário de Skate. Uma série de desastres devastou a cidade deixando-a em frangalhos e criando pistas de skate extremamente radicais.
Scott Blackwood, produtor executivo do projeto, comentou que a versão do Wii terá suporte para partidas multiplayer de até quatro jogadores simultâneos, sendo que os participantes poderão ajudar-se ou agredir-se mutuamente.
Seja amigavelmente ou agressivamente você poderá conferir Skate It no Wii e DS no final deste ano.
Aproveitando o sucesso do jogo Skate, lançado em 2007 para o Xbox 360 e PS3, a Eletronic Arts resolveu expandir a sua franquia de simuladores, lançando novas versões para os consoles da Nintendo.
Desde a 1999, quando a franquia Tony Hawk estreou nos videogames, um título inspirado no esporte radical não alcançava tamanho sucesso. Seja pela própria estagnação da série Tony Hawk, que ao longo de todas as suas edições não apresentou muitas inovações à sua jogabilidade, ou pela verdade qualidade da simulação apresentada em Skate, o fato é que o sucesso do jogo credenciou as novas edições para Wii e DS.
Agora, a franquia terá que se provar e mostrar se é capaz de reproduzir nas novas plataformas o mesmo esquema de controles bem afinado presente na versão original. Para tanto a Black Box — empresa responsável pelo desenvolvimento do jogo — resolveu atacar a empreitada com o mesmo foco do título original, ou seja, tentar reproduzir realisticamente a sensação e os movimentos de um skatista.
Oi mãe!
Wii Skate it
Para a versão do Nintendo Wii, a Black Box resolveu centralizar os controles no Wii-mote, tornando o Nunchuk totalmente opcional. Basicamente você irá segurar o controle apontando-o diretamente para o console, girando o pulso para direita e esquerda para controlar a direção do skate. Para ganhar velocidade basta pressionar o botão “A”, e inclinar o controle para frente ou para trás para controlar a sua posição sobre a prancha.
Para executar todas as manobras você deverá dominar três movimentos básicos: ollies, shuv-its e kickflips. Ollies são realizados com um simples movimento do Wii-mote para cima. Para fazer um shuv-it você deve executar um semicírculo enquanto os kickflips vão necessitar de um giro do pulso para o lado e um movimento para cima — como um ollie.
O uso do periférico, Wii-Balance board, se limita a substituir o uso do Wii-mote para o controle de direção e de equilíbrio. Você deverá posicionar o periférico, idealizado originalmente para o jogo Wii Fit, de frente para o console e utilizá-lo como um skate, distribuindo seu peso para os lados (controlando a direção) ou ajustando seu equilíbrio para frente ou para trás.
Riscando o “shape”Muita calma nesta hora.
Obviamente, os controles do DS serão um pouco diferentes, levando em consideração as idiossincrasias do portátil da Nintendo. Para esta versão você terá uma imagem superior do skate, na tela inferior do DS, sendo que estar irá servir como base para a execução de todas as manobras.
Para realizar as manobras você irá riscar do shape com a Stylus, por exemplo: traçando uma linha de ponta a ponta, você executa um ollie, ao traçar um semicírculo você realiza um shuv-it e para fazer um kickflip, basta desenhar uma linha diagonal através da prancha.
O jeito Nintendo de ser
Apesar de realistas e inovadores, o sistema de controles do título original, era extremamente difícil de ser dominado, fato que acabou desencorajando alguns jogadores menos empenhados. Para deixar o jogo um pouco mais acessível — e mais adaptado ao público geral da Nintendo — a Black Box resolveu dar uma “relaxada” na exigência técnica das manobras.
Assim os jogadores mais inexperientes ou aos skatistas de primeiras viajem, terão tantas chances de apreciar o jogo quanto os veteranos totalmente aficionados pelo esporte e por jogos do gênero.
Além dos novos controles o jogo também trará conteúdo diferenciado como uma nova história e uma versão modificada da cidade de San Vanelona — cenário de Skate. Uma série de desastres devastou a cidade deixando-a em frangalhos e criando pistas de skate extremamente radicais.
Scott Blackwood, produtor executivo do projeto, comentou que a versão do Wii terá suporte para partidas multiplayer de até quatro jogadores simultâneos, sendo que os participantes poderão ajudar-se ou agredir-se mutuamente.
Seja amigavelmente ou agressivamente você poderá conferir Skate It no Wii e DS no final deste ano.