Um ícone a um passo da maioridade.
No último dia 23, uma das figuras mais conhecidas e carismáticas dos vídeo games completou 17 anos de existência. A um passo da maioridade, Sonic the Hedgehog conta sim com uma história recheada de altos e baixos, porém sem jamais passar batido — é aquela coisa, “falem mal, mas falem!”. E mesmo a atual baixa gerada por um jogo talvez não tão feliz provavelmente não será suficiente para abalar a imagem de um personagem já tão enraizado na cultura popular.
A Sega precisava de uma nova imagem
Concorrer com o rechonchudo encanador da Nintendo nunca foi uma tarefa fácil, isso a Sega sempre soube. Alex Kidd era sem dúvida um bom mascote, mas não havia conquistado a popularidade esperada; a Sega precisava de algo novo.
Assim sendo, um belo dia uma equipe de desenvolvedores conhecida na época como AM-8 receberia a incumbência de criar um novo mascote que levaria consigo a imagem da Sega. Após algumas idéias infelizes que quase criaram um cachorro ou mesmo um tatu, surge um ouriço (e não porco-espinho como foi conhecido aqui no Brasil durante um bom tempo) azul, rápido e com uma pinta de rebelde — uma identificação perfeita com um público infanto-juvenil que não enxergava em Mario uma figura exatamente “cool”. Esse ouriço seria então conhecido como Sonic, e a AM-8 passaria a se chamar Sonic Team, o grupo que desenvolveu a maior parte dos títulos do ouriço.
A montanha russa no Mega Drive
Sonic foi apresentado pelo primeira vez ao público no jogo Sonic the Hedgehog, lançado em 1991 para Mega Drive. O jogo passou então a acompanhar o console, substituindo o anterior Altered Beast (já com alguma idade na época).
Em 1991 a Sega ganharia uma nova imagem.Sonic the Hedgehog trouxe um estilo de ação absolutamente sem precedentes nos vídeo games da época. Com um andamento rápido e belos visuais, o jogo dava a impressão de se estar em uma montanha russa em alta velocidade; algumas vezes ficava até difícil acompanhar com os olhos o personagem. Além disso, adicionalmente à clássica estrutura de plataformas, o jogo trazia várias molas e estruturas similares espalhadas pelo cenário, colocando o protagonista como uma espécie de bola de fliperama.
A era dos 16 bits continuaria então com Sonic 2, Sonic 3 e Sonic & Knuckles, todos sempre mantendo a mesma estrutura básica (que havia caído completamente no gosto popular): velocidade através de cenários que cada vez mais pareciam obras de arte moderna, com trampolins, loops, túneis, etc.
Posteriormente, os consoles de 8 bits da Sega ganharam também versões de Sonic the Hedgehog. O ouriço desembarcou no Master System e no Game Gear com uma versão com as mesmas estruturas básicas do jogo originalmente lançado para Mega Drive, salvo por gráficos um pouco menos elaborados. Ambas as plataformas ganhariam também seqüências para o jogo original.
O controverso Sega CD, o periférico que permitia rodar jogos em CD no Mega Drive, também ganhou um jogo do ouriço, o Sonic the Hedgehog CD. Entretanto, embora trouxesse algumas novidades e um bom gráfico, a falta de popularidade do aparelho acabou limitando o sucesso do jogo.
Sonic versão 32 bits
O desembarque do já mundialmente famoso ouriço nas plataformas de 32 bits não foi exatamente um êxito completo. Inicialmente, a idéia era colocar Sonic em um ambiente totalmente 3D para competir com Mario 64, o novo sucesso da Nintendo. Nascia então a concepção de Sonic X-treme. Contudo, embora o jogo tenha chegado quase às fases finais de produção, divergências entre Sonic Team e outras divisões da Sega acabariam ocasionando o seu cancelamento.
A versão para saturno de Sonic 3D Blast trazia um sensível aumento de qualidade.Para tapar então o buraco deixado por Sonic X-treme, a sega lançaria Sonic 3D: Flickies’ Island, também conhecido como Sonic 3D Blast. O jogo seria então o primeiro a trazer o famoso ouriço para algo que pelo menos parecia um ambiente 3D, já que, na realidade, a renderização do jogo acontecia no padrão conhecido como 2.5D (que mescla ambientes 2D com elementos em 3D). Lançado em 1996 para Mega Drive, Sonic 3D Blast desembarcaria também Sega Saturno e PC, cujas versões traziam gráficos e sonoridade consideravelmente melhorados.
Em 1997, o Sega Saturno ainda ganharia Sonic Jam. Dessa vez, tratava-se na realidade de um pacote contendo o jogo original para Mega Drive e suas seqüências, Sonic 2, 3 e Sonic & Knuckles. Embora não fosse propriamente um jogo, existia no pacote um ambiente totalmente 3D (semelhante a Green Hill Zone, a primeira fase da maioria dos jogos) conhecido como Sonic World, no qual o jogador podia controlar Sonic pelas várias opções multimídia contidas no CD.
Enfim, Sonic 3D
Sonic Adventure finalmente colocava Sonic em um universo 3D.
O jogo que realmente inaugurou desafios completamente 3D do ouriço foi mesmo Sonic Adventure, lançado em 1998 para o emergente (embora não por muito tempo) Sega Dreamcast. Sonic Adventures também é o primeiro Sonic a trazer dublagens para os personagens. O jogo ganharia então uma seqüência, Sonic Adventure 2, que marcaria então como o último jogo do ouriço a ser lançado em uma plataforma da Sega, posto que esta abandonaria logo em seguida a produção de consoles.
Esse foi também o momento em que o ouriço começou a despontar em outras plataformas (para indignação de fãs mais puristas), como no pacote Sonic Mega Collection (muito similar a Sonic Jam) lançado para Nintendo GameCube e que, posteriormente, ganharia também versões para Xbox e PS2 com o nome de Sonic Mega Collection Plus contendo alguns jogos adicionais. O Nintendo GameCube também ganharia em 2002 uma versão de Sonic Adventure 2 com o nome de Sonic Adventure 2 Battle.
A atual derrocada...
Uma coisa é inegável: o atual Sonic não é o mesmo herói carismático e de vanguarda que podia ser encontrado nos áureos tempos do Mega Drive. Ao longo dos anos o personagem parece mesmo ter acompanhado a evidente derrocada da Sega, despontando com títulos muitas vezes dispensáveis (salvo, talvez, por Sonic Adventures e sua seqüência).
2006 foi o ano que marcou a primeira pisada do tênis vermelho do ouriço nas plataformas da atual geração com Sonic the Hedgehog lançado para XBox 360 e PS3. Entretanto, o jogo foi algo menos do que decepcionante, trazendo simplesmente um jogo comum e com uma péssima ação de câmera. Na mesma época seria também lançado Sonic and the Secret Rings, cujo desenvolvimento foi exclusivo para o Wii.
...a possível retomada
Tendo sido limitado a apenas um rumor durante algum tempo, Sonic Unleashed com certeza hoje vem acompanhado da esperança de muitos fãs de Sonic em ver, finalmente, após longos anos, um jogo do ouriço a altura dos primeiros títulos da década de 90.
E isso realmente não parece impossível, ao menos de acordo com as promessas da Sega. Sonic Unleashed trará inúmeras novidades a uma mecânica já bem conhecida, e também deve tirar, provavelmente, muita coisa que acabou não fazendo o sucesso que deveria. Várias inovações podem colocar o ouriço da Sega novamente entre os melhores jogos de vídeo game, como o Hedgehog Engine, que deverá trazer visuais renovados à série.
Sonic Unleashed ainda virá com um novo sistema de combate bem como uma interessante alternância entre dias e noites que determinará o tipo de missão disponível ao personagem.
Contudo, é difícil prever se a Sega vai mesmo conseguir trazer a mesma qualidade e, principalmente, a mesma inovação que estava presente nos primeiros títulos da série. Afinal, os tempos são outros e até mesmo a Sega já não é mais a mesma há um bom tempo. Entretanto, não parece muito condenável dar um voto de confiança a uma franquia que conseguiu a nada singela quantia de 45 milhões de cópias vendidas através do mundo. Pois é, o negócio é esperar pra ver.
Um ícone é sempre um ícone.
No último dia 23, uma das figuras mais conhecidas e carismáticas dos vídeo games completou 17 anos de existência. A um passo da maioridade, Sonic the Hedgehog conta sim com uma história recheada de altos e baixos, porém sem jamais passar batido — é aquela coisa, “falem mal, mas falem!”. E mesmo a atual baixa gerada por um jogo talvez não tão feliz provavelmente não será suficiente para abalar a imagem de um personagem já tão enraizado na cultura popular.
A Sega precisava de uma nova imagem
Concorrer com o rechonchudo encanador da Nintendo nunca foi uma tarefa fácil, isso a Sega sempre soube. Alex Kidd era sem dúvida um bom mascote, mas não havia conquistado a popularidade esperada; a Sega precisava de algo novo.
Assim sendo, um belo dia uma equipe de desenvolvedores conhecida na época como AM-8 receberia a incumbência de criar um novo mascote que levaria consigo a imagem da Sega. Após algumas idéias infelizes que quase criaram um cachorro ou mesmo um tatu, surge um ouriço (e não porco-espinho como foi conhecido aqui no Brasil durante um bom tempo) azul, rápido e com uma pinta de rebelde — uma identificação perfeita com um público infanto-juvenil que não enxergava em Mario uma figura exatamente “cool”. Esse ouriço seria então conhecido como Sonic, e a AM-8 passaria a se chamar Sonic Team, o grupo que desenvolveu a maior parte dos títulos do ouriço.
A montanha russa no Mega Drive
Sonic foi apresentado pelo primeira vez ao público no jogo Sonic the Hedgehog, lançado em 1991 para Mega Drive. O jogo passou então a acompanhar o console, substituindo o anterior Altered Beast (já com alguma idade na época).
Em 1991 a Sega ganharia uma nova imagem.Sonic the Hedgehog trouxe um estilo de ação absolutamente sem precedentes nos vídeo games da época. Com um andamento rápido e belos visuais, o jogo dava a impressão de se estar em uma montanha russa em alta velocidade; algumas vezes ficava até difícil acompanhar com os olhos o personagem. Além disso, adicionalmente à clássica estrutura de plataformas, o jogo trazia várias molas e estruturas similares espalhadas pelo cenário, colocando o protagonista como uma espécie de bola de fliperama.
A era dos 16 bits continuaria então com Sonic 2, Sonic 3 e Sonic & Knuckles, todos sempre mantendo a mesma estrutura básica (que havia caído completamente no gosto popular): velocidade através de cenários que cada vez mais pareciam obras de arte moderna, com trampolins, loops, túneis, etc.
Posteriormente, os consoles de 8 bits da Sega ganharam também versões de Sonic the Hedgehog. O ouriço desembarcou no Master System e no Game Gear com uma versão com as mesmas estruturas básicas do jogo originalmente lançado para Mega Drive, salvo por gráficos um pouco menos elaborados. Ambas as plataformas ganhariam também seqüências para o jogo original.
O controverso Sega CD, o periférico que permitia rodar jogos em CD no Mega Drive, também ganhou um jogo do ouriço, o Sonic the Hedgehog CD. Entretanto, embora trouxesse algumas novidades e um bom gráfico, a falta de popularidade do aparelho acabou limitando o sucesso do jogo.
Sonic versão 32 bits
O desembarque do já mundialmente famoso ouriço nas plataformas de 32 bits não foi exatamente um êxito completo. Inicialmente, a idéia era colocar Sonic em um ambiente totalmente 3D para competir com Mario 64, o novo sucesso da Nintendo. Nascia então a concepção de Sonic X-treme. Contudo, embora o jogo tenha chegado quase às fases finais de produção, divergências entre Sonic Team e outras divisões da Sega acabariam ocasionando o seu cancelamento.
A versão para saturno de Sonic 3D Blast trazia um sensível aumento de qualidade.Para tapar então o buraco deixado por Sonic X-treme, a sega lançaria Sonic 3D: Flickies’ Island, também conhecido como Sonic 3D Blast. O jogo seria então o primeiro a trazer o famoso ouriço para algo que pelo menos parecia um ambiente 3D, já que, na realidade, a renderização do jogo acontecia no padrão conhecido como 2.5D (que mescla ambientes 2D com elementos em 3D). Lançado em 1996 para Mega Drive, Sonic 3D Blast desembarcaria também Sega Saturno e PC, cujas versões traziam gráficos e sonoridade consideravelmente melhorados.
Em 1997, o Sega Saturno ainda ganharia Sonic Jam. Dessa vez, tratava-se na realidade de um pacote contendo o jogo original para Mega Drive e suas seqüências, Sonic 2, 3 e Sonic & Knuckles. Embora não fosse propriamente um jogo, existia no pacote um ambiente totalmente 3D (semelhante a Green Hill Zone, a primeira fase da maioria dos jogos) conhecido como Sonic World, no qual o jogador podia controlar Sonic pelas várias opções multimídia contidas no CD.
Enfim, Sonic 3D
Sonic Adventure finalmente colocava Sonic em um universo 3D.
O jogo que realmente inaugurou desafios completamente 3D do ouriço foi mesmo Sonic Adventure, lançado em 1998 para o emergente (embora não por muito tempo) Sega Dreamcast. Sonic Adventures também é o primeiro Sonic a trazer dublagens para os personagens. O jogo ganharia então uma seqüência, Sonic Adventure 2, que marcaria então como o último jogo do ouriço a ser lançado em uma plataforma da Sega, posto que esta abandonaria logo em seguida a produção de consoles.
Esse foi também o momento em que o ouriço começou a despontar em outras plataformas (para indignação de fãs mais puristas), como no pacote Sonic Mega Collection (muito similar a Sonic Jam) lançado para Nintendo GameCube e que, posteriormente, ganharia também versões para Xbox e PS2 com o nome de Sonic Mega Collection Plus contendo alguns jogos adicionais. O Nintendo GameCube também ganharia em 2002 uma versão de Sonic Adventure 2 com o nome de Sonic Adventure 2 Battle.
A atual derrocada...
Uma coisa é inegável: o atual Sonic não é o mesmo herói carismático e de vanguarda que podia ser encontrado nos áureos tempos do Mega Drive. Ao longo dos anos o personagem parece mesmo ter acompanhado a evidente derrocada da Sega, despontando com títulos muitas vezes dispensáveis (salvo, talvez, por Sonic Adventures e sua seqüência).
2006 foi o ano que marcou a primeira pisada do tênis vermelho do ouriço nas plataformas da atual geração com Sonic the Hedgehog lançado para XBox 360 e PS3. Entretanto, o jogo foi algo menos do que decepcionante, trazendo simplesmente um jogo comum e com uma péssima ação de câmera. Na mesma época seria também lançado Sonic and the Secret Rings, cujo desenvolvimento foi exclusivo para o Wii.
...a possível retomada
Tendo sido limitado a apenas um rumor durante algum tempo, Sonic Unleashed com certeza hoje vem acompanhado da esperança de muitos fãs de Sonic em ver, finalmente, após longos anos, um jogo do ouriço a altura dos primeiros títulos da década de 90.
E isso realmente não parece impossível, ao menos de acordo com as promessas da Sega. Sonic Unleashed trará inúmeras novidades a uma mecânica já bem conhecida, e também deve tirar, provavelmente, muita coisa que acabou não fazendo o sucesso que deveria. Várias inovações podem colocar o ouriço da Sega novamente entre os melhores jogos de vídeo game, como o Hedgehog Engine, que deverá trazer visuais renovados à série.
Sonic Unleashed ainda virá com um novo sistema de combate bem como uma interessante alternância entre dias e noites que determinará o tipo de missão disponível ao personagem.
Contudo, é difícil prever se a Sega vai mesmo conseguir trazer a mesma qualidade e, principalmente, a mesma inovação que estava presente nos primeiros títulos da série. Afinal, os tempos são outros e até mesmo a Sega já não é mais a mesma há um bom tempo. Entretanto, não parece muito condenável dar um voto de confiança a uma franquia que conseguiu a nada singela quantia de 45 milhões de cópias vendidas através do mundo. Pois é, o negócio é esperar pra ver.
Um ícone é sempre um ícone.